top of page

Psicoterapia: sinais que indicam que buscar ajuda é necessário

  • Foto do escritor: Samanta Wessel
    Samanta Wessel
  • 6 de nov. de 2020
  • 3 min de leitura

“A busca por ajuda não é um sinal de fraqueza”. Quem disse isso foi Michelle Obama em artigo para o site The Huffington Post.


ree

A então primeira dama dos Estados Unidos usou sua influência para dar um recado e incentivar as pessoas a procurarem um psicólogo, não adiando mais seus problemas e sofrimentos. Mas é importante destacar que o momento de buscar uma terapia deve partir de uma decisão pessoal, quando você se sente motivado a tentar identificar as causas de suas angústias e quer encontrar soluções para elas, ou mesmo, conhecer-se melhor. Ninguém deve fazer terapia porque o "outro" acha que é bom ou que é preciso.

A procura por um psicólogo (ou mesmo psiquiatra) e pela psicoterapia é uma escolha que precisa ser compreendida e aceita pela pessoa, pois o melhor resultado dependerá do quanto envolvida ela estiver em todo processo, permitindo-se sentir e externar seus sentimentos e suas emoções. Falar é um movimento que nos coloca em contato conosco e com os outros, oportunizando clarear ideias e possibilitar caminhos, mas é preciso estar aberto e entregar-se a este processo.

A terapia é indicada tanto para doenças de média ou alta complexidade (depressão, transtorno de ansiedade, autismo, bipolaridade), quanto para queixas e problemas pontuais (superação de traumas, lutos, perdas de emprego, términos de relacionamento amoroso). Também, há quem busque a psicoterapia para se conhecer melhor, ou ainda, para aprimorar seu desempenho nos estudos ou no trabalho.


A procura por um psicólogo (ou mesmo psiquiatra) e pela psicoterapia é uma escolha que precisa ser compreendida e aceita pela pessoa, pois o melhor resultado dependerá do quanto envolvida ela estiver em todo processo, permitindo-se sentir e externar seus sentimentos e suas emoções.


Alguns sinais que podem indicar que é hora de conversar com um psicólogo

O mais importante é nos observarmos, sempre. Conhecer nossos medos, respeitar nossas limitações e estar atentos a pequenas mudanças. Essas, por vezes se tornam grandes e difíceis de serem controladas ou mesmo “carregadas” sozinho. Pode ser a hora de buscar uma ajuda, aliás, quanto antes isso acontecer, mais breve será seu sofrimento e mais rápida a solução. Abaixo, indico alguns sinais que podem servir de alerta para um possível momento de não adiar mais a psicoterapia.

- Nosso corpo fala, ou seja, muitas vezes é o corpo quem dá o sinal, mas nem sempre conseguimos escutá-lo. São poucas as pessoas que tem consciência de que a causa de alguma dor ou sensação como tremor e nervosismo pode ser emocional.

- Já ouviu falar daquela sensação de não se encaixar na sua família, no seu ambiente de trabalho, ou mesmo, na sociedade? Já sentiu ou sente isso? Esses sintomas evidenciam que algo não vai bem e a necessidade de buscar ajuda.

- Alguns sintomas, pensamentos ou comportamentos começaram a interferir no seu cotidiano? Esse é um ponto bastante importante que deve ser levado muito em conta para procurar ajuda. Preste atenção o quanto a sua vida diária modificou nos últimos tempos ou está limitada devido a alguns sintomas ou comportamentos.

- Os relacionamentos são a base da nossa vida em sociedade e, algumas vezes, são eles que nos mostram a necessidade de buscar ajuda. Muitas vezes é nosso companheiro, nossa mãe, nosso colega de trabalho ou escola, que percebe determinados comportamentos ou sintomas que indicam que algo mudou e que talvez você não esteja tão bem.

- Você adorava sair para visitar amigos, ir a festas, fazer compras, praticar algum hobbie e isso deixou de ser interessante? Ou mesmo, passou a ser muito difícil? Esta mudança também pode ser indicativo de buscar uma conversa profissional para compreender o que está acontecendo.

Por fim, quero destacar que todo processo de psicoterapia depende também da sua relação com o profissional escolhido e do quanto você percebe que se sente bem e a vontade para falar com ele. Ou seja, é importante encontrar o psicólogo ou a psicóloga que vá ao encontro de seus valores e de sua forma de trabalhar com seus sentimentos. Para isso, verifique os profissionais disponíveis em sua cidade, pesquise e conheça seu trabalho e agende uma primeira conversa para conhecer sua metodologia de trabalho.

 
 
 

Comentários


Consultório

Rua Dom Pedro II, 2266

Bairro Canabarro 

Teutônia, RS, Brasil

Contato e Agendamentos

(51) 3762-8077

(51) 9 9548-7145 (WhatsApp)

  • Ícone do Facebook Preto
  • Instagram
Agradeço sua visita! Convido você a preencher o formulário abaixo. Você receberá, gratuitamente, meu e-book "Sentimentos em Movimento".
Convido também, a participar de minha Lista de Transmissão
pelo WhatsApp.

Envio de textos, mensagens e vídeos com conteúdo informativo, mas principalmente, motivador e envolvente. Meu objetivo é estar próximo e contribuir para a manutenção e a melhora do bem-estar emocional.

Gratidão!

© 2020 por Samanta Wessel. Criado com Wix.com. Desenvolvido por EngajeCom.

bottom of page