Psicologia no contexto Escolar
- Samanta Wessel
- 15 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de ago. de 2020
Além de ser psicoterapeuta, eu também atuo na área da Psicologia Escolar, especificamente na Educação Infantil. É do cuidado à Educação nesse espaço que vou falar um pouco.

O ambiente escolar é um lugar muito significativo para mim, pois atuando na escola é possível fazer prevenção e promover ações para a qualidade de vida e a saúde mental/emocional das crianças, das famílias e das equipes escolares.
Como isso é possível? O psicólogo nas instituições de educação escolar não costuma fazer atendimentos individuais com as crianças, a função dele é diferente. Ele é como um “construtor de pontes”, alguém que se preocupa em conectar as diversas realidades que integram a vida da criança e em promover ações para a inclusão e a garantia dos direitos e do bem-estar das crianças, auxiliando na efetivação de uma Educação de qualidade para todos.
E onde a Educação da criança acontece? Na família e na escola, principalmente. A família é o meio social onde a criança estabelece suas primeiras relações e através da qual tem as vivências e aprendizagens mais significativas da sua vida. E é com a escola que a família estabelece novos laços e compartilha momentos muito importantes do desenvolvimento infantil.
Por isso, a boa comunicação entre família e escola, o trabalho conjunto e, principalmente, o cuidado em acolher cada criança dentro das suas necessidades, é um dos pontos fundamentais para que ela cresça feliz, cheia de curiosidade em aprender e desenvolva suas potencialidades com autonomia e a certeza de que, se precisar, terá ajuda e apoio.
A boa comunicação entre família e escola, o trabalho conjunto e, principalmente, o cuidado em acolher cada criança dentro das suas necessidades, é um dos pontos fundamentais para que ela cresça feliz e se desenvolva.
Como se “constroem essas pontes”? O psicólogo escolar tem inúmeras possibilidades de atuação na escola. Junto às crianças e suas famílias, pode atuar através de atividades grupais e conversas individuais, orientação à família, acolhimento e encaminhamentos. Já com a equipe pedagógica, o psicólogo auxilia na formação continuada, por meio de palestras, reuniões, propostas pedagógicas e até conversas informais no cotidiano (pois é no cotidiano que podemos conhecer cada criança em sua individualidade e acolhê-la da melhor forma).
Independente da ação adotada, é importante que o psicólogo escolar esteja integrado com a comunidade escolar como um agente de mudanças, catalisando reflexões e auxiliando na conscientização dos papeis de cada um no contexto escolar e na vida da criança.
Sinto-me honrada por poder contribuir, de algum modo, com esse encontro tão especial, que é o andar junto da família e da escola e a construção da Educação na vida das crianças.



Comentários