Covid-19 e a Psicoterapia online
- Samanta Wessel
- 7 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de ago. de 2020
Para reduzir os riscos de contágio do Covid-19, desde meados de março/2020, o Conselho Federal de Psicologia (órgão que fiscaliza e orienta a nossa profissão) recomenda que todos os psicólogos, que realizam atendimentos clínicos, migrem para a modalidade de PSICOTERAPIA ONLINE, durante o período em que durar a pandemia.

Para realizar atendimentos online, o psicólogo deve se cadastrar no Portal E-psi (https://e-psi.cfp.org.br/) e observar diversos requisitos éticos e profissionais a serem preenchidos. Eu me cadastrei em março/2020 e recebi autorização para atender nessa modalidade durante a pandemia Covid-19. Além disso, meu cadastro foi AUTORIZADO, o que significa que posso seguir com atendimentos online mesmo depois da pandemia, além dos atendimentos presenciais.
Uma das preocupações dos profissionais de Psicologia, neste momento, é o efeito emocional que o afastamento social pode provocar nas pessoas e uma das consequências desse isolamento é que as limitações físicas e as mudanças radicais na rotina e na forma de nos relacionarmos, podem potencializar pensamentos e emoções que já fazem parte do nosso cotidiano, mas que, habitualmente, lidamos de maneira equilibrada ou evitamos.
Esse é um mecanismo de defesa e nos ajuda muitas vezes, se dermos espaço para resolvermos também as preocupações maiores.
Na rotina de trabalho, de estudos, de compromissos, muitas vezes “passamos por cima” de algum mal-estar interno, substituindo uma preocupação grande, que poderia nos paralisar, por várias preocupações pequenas, mais simples de resolver. Esse é um mecanismo de defesa e nos ajuda muitas vezes, se dermos espaço para resolvermos também as preocupações maiores. Por isso, por estarmos em casa, em quarentena, vivemos um momento em que é muito importante estarmos bem informados sobre as possibilidades de cuidado e acompanhamento profissional, quando necessário.
PSICOTERAPIA ONLINE Psicoterapia online é a psicoterapia realizada através dos meios de comunicação digital, como vídeo chamadas ou mesmo ligações telefônicas. Nessa modalidade, o psicólogo e o cliente realizam alguns acordos importantes sobre a plataforma de atendimento (qual meio irão utilizar para se comunicar); a privacidade de ambos que é necessária durante o atendimento para garantir o sigilo; os horários; a duração; os honorários, entre outros. É uma modalidade regulamentada no Brasil, podendo ser utilizada para atendimentos infantis, de adolescentes, adultos e também de casais, sempre mediante uma AVALIAÇÃO QUALIFICADA para cada pessoa.
MAS E FUNCIONA?! Sim, funciona! Uma das bases para o sucesso da psicoterapia é o vínculo entre terapeuta e cliente, o que podemos chamar de aliança terapêutica. Essa aliança é construída já nos primeiros atendimentos e independe de os encontros serem online ou presenciais, pois se baseia na boa comunicação, no elo de confiança estabelecido e na disponibilidade de ambos para o processo terapêutico.



Comentários